Pesquisar este blog

Powered By Blogger

terça-feira, 28 de outubro de 2008

O que é um amigo?

O que classifica um amigo? Quais os critérios necessários para que se tenha uma amizade?
Para mim, amizade é a troca de sentimentos entre duas ou mais pessoas, é a companhia que um pode fazer ao outro e que quando distantes fazem falta. Um amigo pra mim, não precisa saber dos meus segredos mais profundos (mas quando sabe é o amigo mais íntimo), mas um amigo precisa me fazer sentir sua falta, precisa ser necessário em minha vida, precisa acrescentar algo.
Agora, por que não os amigos virtuais? Por que eles não podem ser considerados meus amigos? Tudo o que citei acima, meus amigos virtuais são capazes de causar em mim. Alguns até sabem meus segredos mais profundos, todos me fazem sentir sua falta, todos acrescentam algo em minha vida. Incrivelmente, mesmo os quilômetros que nos distanciam não são capazes de nos apagar da memória.
Com raras exceções dos amigos presentes em carne e osso, os amigos virtuais foram os únicos que estavam lá quando eu mais precisei. Foram os únicos que me ouviram, me responderam, se entristeceram por mim, choraram comigo, se preocuparam comigo e sorriram também.
Minha única fuga, quando eu olhei ao redor e não tinha para onde correr, foi só dar um clique, e eles estavam ali. Parecia que me esperando.
Por mais superficial que os outros possam achar da palavra “virtual”, quero dizer que ela não tem tanto valor pra mim, pois o que conta é somente o que vem antes dela: “amigo”. Vocês sabem exatamente quem são vocês, e sou eternamente grato pela companhia que me fazem, pelas conversas horas sem fim e pela falta que sinto de vocês quando fico longe da internet. Tenho a sensação que já nos conhecemos ao vivo e que no momento tivemos que nos separar, cada um em uma cidade e que nossa comunicação ficou restrita à internet.
As pessoas não dão valor ao “virtual” do contexto, mas eu dou muito mais atenção ao “amigo” do conjunto de palavras. Uso o virtual, apenas para deixar entendido que somos separados por determinada distância.
Tenho amigos reais que viraram virtuais, e o pior é que ainda moramos na mesma cidade.
Então, creio que uma amizade não possa ser medida apenas pela presença física, mas acho que uma amizade vai muito além desses conceitos pré-concebidos pela sociedade. Amigo é aquele que você considera seu amigo e ponto final!


crédito foto: postais.net

2 comentários:

  1. Amei isso!!!!!!!!!!!! Me sinto muito honrada em ser sua amiga, cargo muito importante e em tempo integral. Você é uma pessoa especial, de um tipo extremamente raro de ser econtrado. E vou manter você bem pertinho sempre, apesar da distância. Amo você!

    ResponderExcluir
  2. Ai cara me emocionei.. q lindo vózinho ! Poxa vc realmente descreveu tudo o q sinto em relação a tão falada "amizade virtual", muito dez. Você é muito especial, como já disse milhares de vezes estamos separados no fisico mais no sentimento estamos muito mais perto do que imaginamos. Amo vc de montão !

    ResponderExcluir