Pesquisar este blog

Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Minha opinião: Nosso Lar

Primeiramente, eu não sou crítico de nada para sair fazendo resenhas/dando opinião sobre algo. Contudo, após assistir ao filme "Nosso Lar", baseado em uma obra de Chico Xavier e dirigido por Wagner de Assis, não pude deixar de tecer alguns comentários. O que eu esperava deste filme? Sinceramente eu não sei. O que achei depois de vê-lo? Um filme que te faz refletir, claro!
O filme já começou querendo me fazer desistir dele, a personagem principal (André Luiz) começa no Purgatório, pois durante a vida terrena ele foi uma pessoa egoísta e má. Ele precisava mudar, reconhecer seus defeitos para ir para o "céu". Tudo bem, não posso condenar isto, é uma questão de crença. Como eu creio em algo diferente, não julguei esta parte e deixei o filme continuar. 
Agora em minha visão de leigo: achei as atuações engessadas, diálogos fracos e o as frases típicas desses filmes, a personagem está cheia de dúvidas e pergunta algo e a resposta é sempre a mesma: "logo você encontrará a resposta", "um dia você saberá".
No mais, o filme me seduziu por me fazer refletir sobre questões da vida, coisas que ando pensando à respeito e o filme veio bem a calhar para o meu momento. Destaco algumas falas do filme que julguei interessantes:

"O bom da vida é sempre recomeçar", ou seja, há sempre a chance de você mudar o que está ruim, começar do zero e consertar tudo.

"A Terra era apenas uma passagem". Quero muito acreditar nisto. Quero muito acreditar que exista um 'Nosso Lar' lá no outro plano.

"Aqui os dirigentes dão o exemplo". Sonho de consumo né?! Ter os nossos líderes [políticos, religiosos, etc] dando exemplo de cidadania e humanidade.

Analisando como um todo, para mim, a mensagem do filme é uma só: sejamos bons! Vamos praticar a bondade com o próximo e conosco. Não importa a religião/crença/descrença, "Nosso Lar" é um filme que nos faz refletir sobre as nossas ações e o que podemos fazer para mudá-las enquanto há tempo. Acredito que não é preciso chegar ao "paraíso" para ter uma segunda chance e executar uma mudança, podemos começar fazendo algo de melhor aqui mesmo, na Terra.  
Posso ter visto apenas com um olhar superficial, mais mensagens podem estar ocultas, mas eu destaquei esta com a principal. Vamos começar a mudança?

image source: gelonegro.com.br

P.S.: Chica Xavier, mesmo sem fala alguma e tendo uma participação pequena, conseguiu arrancar lágrimas de mim nos momentos finais do filme. Ela simplesmente passou toda a emoção ao chorar. Eu a considero uma excelente atriz, não sei o porquê de na maioria das vezes ela fazer papel de servente, com ou sem nenhuma fala, mas tudo bem.

2 comentários:

  1. Então o filme conseguiu o que pretendia. Afinal fazer um filme sobre o desconhecido sempre cai em alguns clichês e cenas estranhas, mas a mensagem chegou e eu acho que isso é o que importa em um filme

    ResponderExcluir
  2. E ai, quero saber notícias da salinha do xororô, rs.
    Bjus

    ResponderExcluir