Pesquisar este blog

Powered By Blogger

sábado, 17 de abril de 2010

Livros e Leitura

Só porque o livro vende bem não quer dizer que ele seja ruim.
Por que a leitura precisa ser difícil para que seja boa?
Eu discordo de que somente os livros do tempo da tataravó são bons, existem livros atuais muito bons também. Não quero desvalorizar os livros que caem no Vestibular, afinal, eles têm um valor histórico tremendo, uma linguagem mais formal ou mais rica (que nos força a constantes buscas em um dicionário). Então por que degredar os livros da atualidade?
A Literatura Clássica (vamos colocar todas as grandes obras em um pacote só), mesmo que com algumas histórias fantasiosas, retratava a época em que foi escrita, permitindo-nos saber o que se acontecia na época do Brasil Colônia ou em outros tempos. Os textos possuíam mais engajamento, eram denúncias políticas ou até mesmos de comportamento social.
Hoje em dia é mais fácil ser engajado, existe uma liberdade maior para publicações mais críticas e políticas. Qual o problema com o "Crepúsculo"? Só porque vendeu muito? Existe certa mensagem: de preconceito, de lutas de classes, de amores que não podem acontecer por não pertecerem ao mesmo clã, etc. (Não li o livro, estou me baseando em comentários dos que leram). Pode parecer chavão, mas ainda retrata coisas que acontecem, cabe a cada um tirar a sua mensagem, interpretar, ir além. Hoje em dias as pessoas buscam metáforas e fantasias que mexam com a sua própria realidade, ao menos parece que sim.
Nenhum livro é ruim, só depende das pessoas pararem de ler só por ler, e começar a ler procurando entender e refletir sobre sua leitura. É verdade que há livros que estimulam muito mais essa reflexão do que outros.
Agora, para que colocar os livros nessas gavetinhas de "presta" e "não presta". Hora de abrir a cabeça, parar com a intolerância. Cada um lê aquilo que lhe faz bem, mesmo que seja uma revista semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário