Pesquisar este blog

Powered By Blogger

terça-feira, 12 de março de 2019

Empoderosas

E vamos continuar a nossa playlist empoderada. E já vamos começar com a mais poderosa e empoderada dos últimos anos...

Beyoncé. Ela começou no trio Destiny's Child, depois embarcou em uma carreira solo avassaladora. Começou com pop "chiclete" e aos poucos foi se soltando das amarras da indústria e lançou discos bem diferentes, nada de hits para explodir nas rádios, mas canções mais elaboradas e profundas (com exceções, sempre). Apesar de todos atribuírem o poder ao hit Run the world (girls), a música da playlist será da época do Destiny's Child - Independent Woman part 1, lançada em 2001.

A música não foi composta apenas pela Beyoncé, mas nela podemos encontrar "eu trabalho duro e me sacrifico para ter o que eu quero, não é fácil ser independente." Basicamente, a letra fala da independência financeira da mulher e que, claro, traz muitas outras liberdades para a mulher.




Também em 2001, temos Jennifer Lopez. Apesar de ela ter lançado um clipe mais recente em que ela troca de papel e objetifica os homens, não falaremos desta música aqui. A eleita para a playlist foi Love don't cost a thing. Ela se enche de coragem e fala para o cara que o amor dela é de graça, pois ele tenta comprar algo que ele já tem, mas que ela se cansou dos anéis de diamante, dos braceletes e diversos presentes caros e está indo embora. O clipe é sensacional, com ela se desfazendo de tudo o que ganhou.



Seguimos para 2006 com P!nk e U + Ur hand. Bem, P!nk sempre foi empoderada, numa época em que imperavam as divas pop clonadas (todas loiras, falando coisas doces e românticas), ela veio na onda oposta, sendo totalmente despojada e chamando a galera pra festa. Nesta música temos P!nk falando sobre querer se divertir à noite em algum bar/balada e vir o macho chato incomodar, achando que ela está ali por causa dele. Então ela fala em alto e bom som Não estou aqui para teu entretenimento, fique com teu drink e me dê o dinheiro, será só você e tua mão esta noite. Menção honrosa também para Stupid Girls.



Alanis Morissette sempre falou de questões mais pessoais, mesclando até questões sociais em suas canções. E não é a primeira vez que ela se posiciona neste conflito de gêneros. A mais recente contribuição foi Woman down, lançada em 2012. Para mim, a música fala de diversas "etapas" do feminismo de forma simples: usando o cara e as mulheres em volta dele. A primeira a cair foi sua mãe, ela tolerava o teu comportamento. A próxima a cair foi tua irmã, seu silêncio corroborou. E no refrão ela chama todos aqueles que odeiam as mulheres, pergunta porque eles as odeiam e se estão dispostos a começar tudo de novo, de uma nova maneira.



Kelly Clarkson lança Miss Independent em 2003 (uma das compositoras é Christina Aguilera). Na letra, ela mostra que esta Miss Independente abriu os olhos, uma mulher segura e que não aceita mais qualquer coisa vindo em seu caminho e muito menos levar desaforo pra casa.



Lady Gaga vai aparecer aqui com a música Born this way, não exatamente feminista, mas totalmente LGBTQ+ (e ironicamente quis fazer um de volta ao começo, pois esta música é tida como plágio de Express yourself da Madonna, que iniciou este post das empoderadas). A música fala sobre aceitação: pessoal e social. Realmente possui uma letra marcante "Não há nada de errado em se amar do jeito que você é, não se esconda, você está no caminho certo." Lady Gaga é empoderada e poderosa, e encerra aqui a minha playlist - curtinha - de músicas feministas para alegrar e dar forças ao seu coração. 




Músicas ficaram de fora? Com toda a certeza, mas agora é só sair garimpando e montar a tua própria playlist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário