Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Lights! Action! Hollywood!

Existe uma infinidade de músicas sobre Hollywood, umas super positivas e felizes e outras nem tanto. O fato é que como qualquer lugar do planeta, tem quem goste e quem odeie, mas tem quem nunca viva sem.



Selecionei algumas canções que falam sobre Hollywood, poucas dentre o mar existente. A maioria usando Hollywood como uma metáfora para os perigos e ilusões da fama. Vamos lá?! 



WELCOME TO HOLLYWOOD (2006)




Beyoncé lançou como parte da edição de luxo do seu disco de 2006, o "B'day", a canção que já inicia com o Jay-Z dando o recado "não é pra qualquer um". A música fala de como as pessoas são seduzidas por Hollywood e mesmo sendo avisadas dos "perigos", elas acabam se entregando aos prazeres e atenção (artificiais) que a fama proporciona.  





"São as luzes (você está cegado pela)
Ação! (Você precisa disso)
Hollywood!
São as luzes (você está cegado pela)
Satisfação! (Você precisa disso)
Hollywood!"


EVERYBODY COMES TO HOLLYWOOD (2003)


Em 2003 Madonna lança "American Life" e ninguém melhor do que ela para falar sobre "Hollywood", a segunda faixa do disco. Mais uma vez se fala sobre a"ilusão" da fama, mesmo sabendo que nem tudo são flores, você acaba vivendo neste mundo. "Todos vêm à Hollywood, eles querem se dar bem, como pode te fazer mal quando parece ser tão bom?". Como uma droga, você sabe dos perigos que podem existir, mas você experimenta mesmo assim e, em alguns casos, não há mais volta. O clipe (lindo, por sinal) retrata um pouco deste [falso] glamour de se viver à-la Hollywood. 




"Tem algo no ar de Hollywood
Já tentei sair, mas nunca consegui"


IN HOLLYWOOD I'M ALIVE AGAIN (2012)


Lana Del Rey também gravou uma faixa chamada "Hollywood", mas que nunca foi lançada oficialmente e que vazou na web em 2013. Na letra, Lana narra sobre o sonho de um dia ter a tão sonhada fama, ou melhor, colher os louros da fama (dinheiro). "Um dia estarei dirigindo uma Mercedes Benz dourada cantando ópera na Bel Air". Pode ser que seja uma canção positiva sobre Hollywood, sobre um tempo bom ou não. Faça sua interpretação. 



"Um dia meus brincos serão de diamantes
e meus anéis feitos de ouro de verdade,
Passarei o dia chapada com meus amigos
Na parte verde e glamurosa de Hollywood."


HOLLYWOOD IS DEAD (2009)


Michael Bublé não teve medo ao afirmar que Hollywood está morta. Em sua canção de 2009 para o EP "Hollywood The deluxe EP", ele não mede esforços para falar que quando você estiver rico, terá percebido que se vendeu. Uma crítica pesada à fama nos dias de hoje (e vamos combinar que ele está certinho), pois na atualidade o que vale é ser famoso, custe o que custar. No clipe, muito bem humorado, Bublé representa estas "celebridades" e seus comportamentos após a fama e também os excessos. 



"Você estará famoso pois estará morto"

As músicas são boas de se ouvir e criticando ou adorando, o fato é que nem eles e nem nós resistimos à Hollywood e seus encantos. Quem nunca quis ser Hollywood?!

images:
forum.popjustice.com
www.tumblr.com 
www,amiright.com
www,youtube.com